Programa Cuidar de Quem Cuida

Programa Cuidar de Quem Cuida

Humanização e Aproximação de Indivíduos e Grupos

APRESENTAÇÃO:

O projeto Cuidar de Quem Cuida, que tem como público alvo profissionais da saúde, visa atuar in loco, num período de curto e médio prazo, focalizando o cuidado com o Cuidador, construindo espaços para o autoconhecimento, interação, integração e realização desses profissionais, além de revigoramento individual.

JUSTIFICATIVA

Pesquisas realizadas destacam a área da saúde como uma das mais preocupantes em relação ao stress gerado pelo trabalho de profissionais que lidam diretamente com pessoas / doentes e seus familiares, sendo o desamparo desses profissionais o principal problema.

Tal fato reflete-se:
•    Diretamente na saúde do profissional
•    Manifesta-se na insegurança e escassez de apoios e recursos
•    Na desmotivação e baixa estima;
•    Nas relações interpessoais;
•    No grau de satisfação em relação à profissão.
•    No elevado índice de afastamento por doença;
•    Descompromisso e alto nível de stress.

OBJETIVO GERAL:

Instrumentalizar e sensibilizar os profissionais da saúde, para construírem seu próprio programa de qualidade de vida que tenha implicações no seu auto desenvolvimento e realização pessoal, no desempenho profissional e nos relacionamentos interpessoais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

•    Estimular a auto-estima e o empoderamento pessoal;
•    Possibilitar a descoberta de talentos e líderes emergentes no grupo;
•    Potencializar a excelência do atendimento e dos serviços prestados;
•    Repassar técnicas para resolver conflitos e viver em harmonia;
•    Identificar os descompassos entre instintos, emoções, mente e espírito, enquanto fatores geradores de conflitos, facilitando a integração em nível pessoal, social e ambiental;
•    Prevenir o stress e as tensões decorrentes dos desequilíbrios e dos conflitos;
•    Conscientizar sobre os aspectos da necessidade de rever paradigmas, possibilitando um novo olhar e uma melhor compreensão da realidade
•    Oferecer instrumentos agregadores e desafiadores para desenvolver e aproximar equipes

Etapas
Etapa I – Reunião com Diretores
•    Reunir Chefias / Lideranças e buscar apoio e parceria com o Grupo de Humanização;

Etapa II – Palestra Inaugural de Sensibilização com todos os colaboradores da unidade de implantação.
Tema: Projeto Atender Quem Atende
Tempo: 01h20min

Observação:

  • Nestas duas primeiras etapas, o foco é despertar curiosidade, motivação, envolvimento e interesse coletivo na participação das demais etapas;
  • Esclarecimentos e explanação dos propósitos do Atender Quem Atende;
  • Convidar e formar os grupos para participarem do Seminário Cuidar de Quem Cuida.

Etapa III – Seminário Vivencial
“Cuidar de Quem Cuida”

Ementa: Desenvolvimento Individual e de Equipes.
•    Integração grupal / Expectativas / Propostas e Objetivos do encontro.
•    Equilíbrio Integral: Identificação de Sintomas de desequilíbrios (individual / social / ambiental); Normose.
•    A Linha da Vida / Auto-reflexão; Auto-estima. Empoderamento pessoal e grupal.
•    Cuidar de Si: Relaxamento e revigoramento corporal / reequilíbrio emocional.
•    Cuidar do Outro: Reconhecer as emoções nos outros.  Comunicação empática. Processo grupal. Dependência, Independência e Interdependência.
•    Competência Social: Da técnica da competição à ética da inclusão / cooperação. envolvimento e comprometimento.
•    Unidade do círculo: construção de um espaço sistêmico.
•    Desafio grupal: Equipe / Time e Bando.
•    Construção de um Plano de Desenvolvimento Pessoal.
•    Feedback interpessoal

Carga horária: 16 horas
Número de participantes por grupo: 30.

Etapa IV: Integração Geral (quando houver mais de um grupo / seminário Cuidar de Quem Cuida)
•    Realização de atividades integrativas, para que haja uma interação das experiências vividas em cada grupo.
•    Nesse momento, a empresa poderá oferecer uma confraternização com coquetel, jantar ou almoço.
•    Para essa etapa, é necessário um local amplo (grande sala/ salão com som potente);
•    Carga horária: 02 (duas) a 03 (três horas).
Etapa V: Desenvolvimento de Lideranças
Ementa
•    Gestão da Liderança
•    Desafios da Competência
•    Gestão da Mudança e da Confiança
•    Envolvimento e Comprometimento
•    Liderança Educadora e Empreendedora
•    Construção e Desenvolvimento do Líder
•    O Time do Líder

Etapa VI: Manutenção e Aprofundamento
•    Construção de um plano de desenvolvimento integral com ações de curto e médio prazo, visando manter a sinergia grupal da unidade.

METODOLOGIA

O conhecimento será construído a partir de um enfoque multidisciplinar, integrando diferentes experiências e idéias, que facilitem a criação de soluções inovadoras, através de metodologia teórico-vivencial.

Referencial Teórico Educacional

Teoria dos Jogos e Dinâmica de Grupo;
Inteligência Emocional e Múltiplas Inteligências;
Paradigma Transdisciplinar Holístico adotado pela UNIPAZ;