Programa Cuidar de quem Educa

Programa Cuidar de quem Educa

APRESENTAÇÃO:

Considerando que a saúde é um estado de bem estar físico, emocional, mental e espiritual do ser humano – o projeto Cuidar do Educador, tendo como público alvo específico – profissionais da educação, visa atuar in loco, num período de médio e longo prazo, construindo espaços para o revigoramento individual, cuidados para com a saúde, autoconhecimento, interação, integração e realização desses profissionais. Em tempos de perplexidade, violência e desesperança quando clamamos por uma nova educação centrada no “aprender conviver” e “aprender a ser” além do “aprender a conhecer”, “aprender a fazer”, só uma pedagogia do amor e do cuidado, levada a efeito por profissionais capacitados, saudáveis e equilibrados, será capaz de responder satisfatoriamente aos atuais desafios educacionais.

JUSTIFICATIVA

Pesquisas realizadas recentemente destacam a profissão de professor, como a área mais preocupante em relação ao stress gerado pelo trabalho de profissionais que lidam diretamente com pessoas, sendo o desamparo desses profissionais o principal problema.
Tal fato reflete-se:
•    Diretamente na saúde do professor / educador (faltas, doenças e licenças para tratamento são alguns indicadores…)
•    Manifesta-se também, na insegurança e precariedade em relação ao trabalho;
•    Na desmotivação e baixo desempenho;
•    Nas relações interpessoais;
•    Na baixa estima e,
•    No grau de satisfação/insatisfação em relação à profissão.

OBJETIVO GERAL:

Instrumentalizar os profissionais da educação, para construírem seu próprio programa de qualidade de vida que tenha implicações no seu auto desenvolvimento e realização pessoal, no desempenho profissional e nos relacionamentos interpessoais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

•    Identificar os principais desequilíbrios entre necessidades básicas e satisfação das mesmas de um ponto de vista multidimensional (instintos, emoções, mente e espírito)
•    Relacionar os principais fatores geradores de ansiedade e conflitos, facilitando a integração em nível pessoal, social e ambiental;
•    Prevenir o stress e as tensões decorrentes dos desequilíbrios e dos conflitos vivenciando técnicas de fácil utilização e aplicação;
•    Estimular a auto-estima e o empoderamento pessoal;
•    Repassar técnicas para resolver conflitos e viver em harmonia;
•    Potencializar a melhoria do processo ensino-aprendizagem e do atendimento a educandos e pais mediante os serviços prestados;
•    Possibilitar uma melhor compreensão da síndrome do Burnout¹ e da questão do Bullying², no âmbito educacional, possibilitando a descoberta de ações criativas e efetivas no trato de tais questões.
•    Conscientizar sobre a necessidade da solidariedade e partilha, no respeito aos direitos fundamentais à subsistência e às condições sustentáveis de vida digna para todos;

METODOLOGIA

O conhecimento será construído a partir de um enfoque multidisciplinar, integrando diferentes experiências e idéias, que possibilitem motivação para criação de soluções inovadoras, através de metodologia teórico-vivencial.

Atuar no mínimo de 04 horas por mês, de forma flexível e ajustável à disponibilidade da unidade de ensino / educação.

Temática dos Encontros

I.    Encontro: Cuidar de Quem Educa
Ementa: Integração grupal / Expectativas / Propostas e Objetivos do Programa.

II.    Encontro: Equilíbrio Integral
Ementa: Identificação de Sintomas de desequilíbrios (individual / social / ambiental); Normose. A Linha da Vida / Auto-reflexão; Auto-estima. Empoderamento pessoal e grupal.

III.    Encontro: Compreensão de Si
Ementa: Processo de destruição e transformação da vida. Ecologia individual, social e ambiental.

IV.    Encontro: Cuidar do Corpo
Ementa: Bem estar – mal estar – equilíbrio. Relaxamento e revigoramento corporal.

V.    Encontro: Cuidar da Mente / Espírito
Ementa: Identificar e lidar com as próprias emoções e com o stress causado pelas mesmas. Motivação interna.

VI.    Encontro: Cuidar do Outro: Sinergia e Conflito
Ementa: Reconhecer as emoções nos outros.  Comunicação empática. Processo grupal. Construção de um espaço sistêmico. Dependência, Independência e Interdependência.

VII.    Encontro: Cuidar do Outro: Competência Social
Ementa: Da técnica da competição à ética da inclusão/cooperação. Envolvimento e comprometimento. Harmonização grupal: unidade na diversidade. Dar e receber feedback.

VIII.    Encontro: Cuidar do Todo:
Ementa: Desenvolver e manter a harmonia com a natureza. A identidade Sujeito – Objeto. Criatividade e Inovação.

DURAÇÃO
Em cada encontro de quatro horas será trabalhada a temática de um módulo do Projeto – Cuidar do Educador, perfazendo um total de 32 horas.

NÚMERO DE PARTICIPANTES
Entre 16 e 35 participantes

APOIO LOGÍSTICO (material)
•    Local compatível com número de participantes;
•    Cadeiras móveis
•    Aparelho de som (cd)
•    Data show
•    Flip-chart / quadro magnético / negro;
•    Colchonetes.
•    Outros materiais:
•    Coffee break