AUTOCONHECIMENTO
- Parte I -
Hoje iniciaremos um ciclo de reflexões sobre a abordagem cognitiva do crescimento humano e à plenitude de vida.
Criamos a realidade que vivemos a partir dos nossos pensamentos, que por sua vez geram imagens, formas de vermos a realidade, ou seja, enxergar o mundo que vivemos. Essas ‘formas pensamento’ muitas vezes se tornam crenças errôneas e enraizadas, que geram distorções na percepção e interpretação dos eventos que acontecem cotidianamente. Ou seja, nossa cosmo visão fica turva, distorcida.
Primeiramente, nessa etapa, vamos refletir sobre a Terapia Racional-Emotiva, através do olhar de Albert Ellis, que teoriza que o ser humano é singularmente racional e irracional. Todas as questões psicológicas e emocionais são provocadas por ideias e pensamentos irracionais ou ilógicos. (você pode acessar Google Vídeo, onde Albert Ellis explica sua Teoria do Comportamento Emotivo Racional).
Ellis afirma que as pessoas não se perturbam emocional e psicologicamente pelos eventos das coisas, mas pela visão, pela forma de perceber que têm dos eventos ou coisas. Por exemplo, ter baixa estatura, estar doente ou ser calvo não são problemas em si mesmos, nem resultam necessariamente em perturbação emocional ou psicológica. No entanto, se eu distorcer o significado destas condições ou exagerar sua importância, terei, com certeza, problemas dolorosos. Como consequência, Ellis considera que toda a esperança de felicidade e de uma vida plena está na reorganização do pensamento de cada pessoa.
Albert Ellis, afirma que as experiências de aprendizagem na primeira infância têm um efeito profundo sobre o pensamento e comportamento racional ou irracional da pessoa. A perpetuação de ideias distorcidas, e que foram adquiridas na infância, é a fonte principal de infelicidade no decorrer da vida. Uma vez que nossos pensamentos e ideias são a causa de nossas emoções, o equilíbrio emocional só se torna possível através do ajustamento do pensamento da pessoa. É a falsa interpretação de uma situação que leva à perturbação emocional e psicológica. Se conscientizar e estar atento / vigilante dos pensamentos ilógicos e irreais é indispensável para que a pessoa retome a harmonia emocional e o comportamento bem ajustado.
Reflita sobre isso…