Construindo Times de alta performance…

Construir um Time tendo como foco ganha / ganha, passa pela identificação, desenvolvimento e aprimoramento dos talentos individuais (competências, valores e autoconhecimento).

Todo indivíduo traz consigo dons exclusivamente humanos: pensamento, imaginação, consciência e livre vontade. Quanto mais autoconhecimento maior autoconsciência, pró-atividade, confiança e potencial de realização. Para se ter espírito de aventura, de descoberta e criatividade, é preciso contar com um bocado de segurança interna. Precisamos deixar o conforto de nossa casa e enfrentar a imensidão do desconhecido, totalmente novo. Abrir novas possibilidades, novos territórios, novos continentes, para que outros possam seguir-nos. O papel do líder educador, seria facilitar esse caminho de autodescoberta e transformação individual.

Para transcender o paradigma da competição, da exclusão, da escassez, para uma nova realidade, focada na possibilidade de abundância (tem o suficiente para todos), da inclusão (reconhecer as diferenças) atuando de forma cooperada, é necessário passar pela criação de uma sinergia grupal.

“Sinergia, significa, que o todo é maior do que a soma das partes. Que a relação estabelecida entre as partes é, em si e por si, também uma parte. Não apenas uma parte e sim, à parte mais catalisadora, mais poderosa, mais unificadora e mais excitante. A sinergia está em toda parte, inclusive na natureza. Se colocarmos duas plantas lado a lado, as raízes se misturam e melhoram a qualidade do solo, de modo que as duas plantas crescem melhor do que se estivessem separadas. Se colocarmos duas peças de madeira juntas, elas aguentarão muito mais do que o peso suportado por cada uma individualmente. O todo é maior do que a soma das partes”. S.R.Covey.

Como percebemos tudo está relacionado com todas as coisas. O desafio está em aplicar os princípios da cooperação criativa, extraídos da natureza, e desenvolvê-los em nossas relações sociais. Nesse estado, construiremos um solo fértil para o florescimento do poder da criatividade. É justamente no relacionamento que os poderes criativos se maximizam.

O relacionamento entre as partes também inclui o poder de criar uma cultura sinérgica dentro da família ou de uma organização. Quanto mais genuíno for o envolvimento, quanto mais sincera e voluntária a participação na análise e solução dos problemas e desafios, maior a liberação da criatividade individual e seu comprometimento com o que está sendo criado e gerido. (Este é o segredo do poder, na atitude japonesa nos negócios, que mudou o mercado mundial).

O Time, focado no ganha / ganha, desenvolve sinergia, manifestada na eficácia inter-interpessoal, no trabalho em equipe, na criação conjunta, no desenvolvimento da unidade e da criatividade.

O processo pode iniciar individualmente, sendo sinérgico consigo mesmo, embora esteja num ambiente hostil. Você não precisa considerar pessoais os insultos que muitas vezes, lhe são atribuídos. Desviando-se da energia negativa, poderá buscar o que há de bom nos outros e utilizar este lado bom, por mais diferente que seja, para melhorar seu ponto de vista e aumentar sua perspectiva de melhores resultados.

Faça uso da coragem em situações interdependentes, tornando-se mais aberto, expressando seus sentimentos, ideias e experiências, de modo que, sua atitude, encoraje outras pessoas a fazer o mesmo.

  • Dicas para praticar nos próximos dias:

“Você pode valorizar as diferenças nas outras pessoas.

Quando alguém discordar de você, responda: “Ótimo, você vê de forma diferente”; Você não precisa concordar, pode simplesmente reconhecer e compreender que cada um enxerga, conforme sua realidade interna.

Quando você só vê duas alternativas – a sua e a ‘errada’ – pode procurar uma terceira, sinérgica. Quase sempre há uma terceira alternativa, e, se você trabalhar com uma filosofia Ganha / Ganha , buscando a compreensão, conseguirá mais rapidamente encontrar uma solução, que será melhor, para todos os envolvidos.”