Apenas hoje, apenas hoje observe a interação entre os participantes do grupo que você está transitando (família, trabalho, social, esporte, igreja etc.). Algumas constatações poderão ser percebidas!
Existem necessidades individuais e coletivas envolvidas, muitas vezes ocultas, que são forças que movimentam os fenômenos grupais.
Além disso, existem aspectos que influenciam o processo grupal, tais como: composição, estrutura, ambiente de convivência, bem como, a posição que cada um dos membros ocupa no grupo, suas relações entre si e o espaço físico e psicossocial do mesmo.
Se ficarmos numa condição de observadores por um momento, poderemos perceber, como um campo de forças em ação, determina os processos grupais.
Objetivos, motivação, comunicação, processo decisório, relacionamento, liderança e inovação, são algumas forças, que concorrem para movimentos de evolução e progresso, ou para dificuldade ou retrocesso do grupo.
Todos esses componentes influenciam decisivamente na definição de normas de funcionamento e concomitantemente, no estabelecimento do clima do grupo.
Segundo a grande educadora e PhD nos estudos sobre comportamento grupal, Fela Moscovici, ‘as pessoas que compõem o grupo, trazem seus valores, suas filosofias e orientação de vida. ’
Vivemos um tempo em que essas questões estão afloradas nesses grupos. A tendência observada entre os participantes, é de que, a ênfase está mais nas diferenças entre as partes e pouco na harmonia entre os participantes. Dessa forma, os conflitos emocionais tendem a predominar.
A busca de soluções que facilitem, sobretudo, a interação entre os membros do grupo, pode permitir conhecimento mútuo e identificação de alguns pontos comuns, que servirão de base para a elaboração de um novo modo de ser e conviver.
Sugestões:
A nível individual, buscar auxílio de um Coaching, terapeuta, etc.
A nível empresarial / organizacional, a sugestão é construir parcerias permanentes com consultorias capacitadas em resolução de conflitos, identificação e estimulação de talentos; construção de times, cooperação e inclusão.
Pense nisso, pois acreditamos que esse caminho, facilitará a construção da harmonia e o alcance dos resultados projetados.