Programa Cuidar de Quem Cuida
Humanização e Aproximação de Indivíduos e Grupos
APRESENTAÇÃO:
O projeto Cuidar de Quem Cuida, que tem como público alvo profissionais da saúde, visa atuar in loco, num período de curto e médio prazo, focalizando o cuidado com o Cuidador, construindo espaços para o autoconhecimento, interação, integração e realização desses profissionais, além de revigoramento individual.
JUSTIFICATIVA
Pesquisas realizadas destacam a área da saúde como uma das mais preocupantes em relação ao stress gerado pelo trabalho de profissionais que lidam diretamente com pessoas / doentes e seus familiares, sendo o desamparo desses profissionais o principal problema.
Tal fato reflete-se:
• Diretamente na saúde do profissional
• Manifesta-se na insegurança e escassez de apoios e recursos
• Na desmotivação e baixa estima;
• Nas relações interpessoais;
• No grau de satisfação em relação à profissão.
• No elevado índice de afastamento por doença;
• Descompromisso e alto nível de stress.
OBJETIVO GERAL:
Instrumentalizar e sensibilizar os profissionais da saúde, para construírem seu próprio programa de qualidade de vida que tenha implicações no seu auto desenvolvimento e realização pessoal, no desempenho profissional e nos relacionamentos interpessoais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Estimular a auto-estima e o empoderamento pessoal;
• Possibilitar a descoberta de talentos e líderes emergentes no grupo;
• Potencializar a excelência do atendimento e dos serviços prestados;
• Repassar técnicas para resolver conflitos e viver em harmonia;
• Identificar os descompassos entre instintos, emoções, mente e espírito, enquanto fatores geradores de conflitos, facilitando a integração em nível pessoal, social e ambiental;
• Prevenir o stress e as tensões decorrentes dos desequilíbrios e dos conflitos;
• Conscientizar sobre os aspectos da necessidade de rever paradigmas, possibilitando um novo olhar e uma melhor compreensão da realidade
• Oferecer instrumentos agregadores e desafiadores para desenvolver e aproximar equipes
Etapas
Etapa I – Reunião com Diretores
• Reunir Chefias / Lideranças e buscar apoio e parceria com o Grupo de Humanização;
Etapa II – Palestra Inaugural de Sensibilização com todos os colaboradores da unidade de implantação.
Tema: Projeto Atender Quem Atende
Tempo: 01h20min
Observação:
- Nestas duas primeiras etapas, o foco é despertar curiosidade, motivação, envolvimento e interesse coletivo na participação das demais etapas;
- Esclarecimentos e explanação dos propósitos do Atender Quem Atende;
- Convidar e formar os grupos para participarem do Seminário Cuidar de Quem Cuida.
Etapa III – Seminário Vivencial
“Cuidar de Quem Cuida”
Ementa: Desenvolvimento Individual e de Equipes.
• Integração grupal / Expectativas / Propostas e Objetivos do encontro.
• Equilíbrio Integral: Identificação de Sintomas de desequilíbrios (individual / social / ambiental); Normose.
• A Linha da Vida / Auto-reflexão; Auto-estima. Empoderamento pessoal e grupal.
• Cuidar de Si: Relaxamento e revigoramento corporal / reequilíbrio emocional.
• Cuidar do Outro: Reconhecer as emoções nos outros. Comunicação empática. Processo grupal. Dependência, Independência e Interdependência.
• Competência Social: Da técnica da competição à ética da inclusão / cooperação. envolvimento e comprometimento.
• Unidade do círculo: construção de um espaço sistêmico.
• Desafio grupal: Equipe / Time e Bando.
• Construção de um Plano de Desenvolvimento Pessoal.
• Feedback interpessoal
Carga horária: 16 horas
Número de participantes por grupo: 30.
Etapa IV: Integração Geral (quando houver mais de um grupo / seminário Cuidar de Quem Cuida)
• Realização de atividades integrativas, para que haja uma interação das experiências vividas em cada grupo.
• Nesse momento, a empresa poderá oferecer uma confraternização com coquetel, jantar ou almoço.
• Para essa etapa, é necessário um local amplo (grande sala/ salão com som potente);
• Carga horária: 02 (duas) a 03 (três horas).
Etapa V: Desenvolvimento de Lideranças
Ementa
• Gestão da Liderança
• Desafios da Competência
• Gestão da Mudança e da Confiança
• Envolvimento e Comprometimento
• Liderança Educadora e Empreendedora
• Construção e Desenvolvimento do Líder
• O Time do Líder
Etapa VI: Manutenção e Aprofundamento
• Construção de um plano de desenvolvimento integral com ações de curto e médio prazo, visando manter a sinergia grupal da unidade.
METODOLOGIA
O conhecimento será construído a partir de um enfoque multidisciplinar, integrando diferentes experiências e idéias, que facilitem a criação de soluções inovadoras, através de metodologia teórico-vivencial.
Referencial Teórico Educacional
Teoria dos Jogos e Dinâmica de Grupo;
Inteligência Emocional e Múltiplas Inteligências;
Paradigma Transdisciplinar Holístico adotado pela UNIPAZ;